A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é uma espécie de truta originária dos rios da América do Norte que drenam para o Oceano Pacífico mas que se encontra distribuida actualmente por todo o mundo. A espécie foi introduzida em pelo menos 45 países, como peixe de aquacultura.
As trutas arco-íris são peixes de água doce. Têm o corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso, também presentes nas barbatanas dorsal e caudal. Como característica distintiva têm uma risca rosada que se prolonga das guelras à barbatana caudal. A truta arco-íris tem um comprimento entre 30 e 45 cm.
A espécie é cultivada em aquacultura e uma das mais consumidas nos mercados ocidentais.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Salmoniformes
Família: Salmonidae
Género: Oncorhynchus
Espécie: O. mykiss
Nome binomial
Oncorhynchus mykiss
Walbaum, 1792
A Truta Arco-íris foi introduzida no Brasil no final da década de 40 e está presente atualmente em rios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Técnicas de pesca: A Truta Arco-íris é pescada na modalidade de pesca com iscas artificiais de duas formas:
a) Spinning: Com um equipamento de ação leve, composto por uma vara para linhas de 4 a 10Lbs, um pequeno molinete ou carretilha com capacidade de armazenar 100m de linha 0,20mm de diâmetro e pequenos spinners como isca, o pescador deve proceder arremessando a isca em pequenos poços espalhados pelo rio, recolhendo-a de forma contínua, apenas aguardando o ataque do peixe.
b) Fly: A pesca com equipamento de fly (mosca), requer um pouco mais de técnica do pescador, pois tem várias particularidades essenciais para o seu sucesso. O equipamento a ser utilizado deve ser número 3, 4 ou 5, sendo que normalmente deve se utilizar linhas floating (flutuantes) e intermediárias. As iscas imitam moscas, principal alimento das Trutas Arco-íris, sendo que as melhores moscas são: Woolly Worms, Woolly Buggers, Ninfas, Montanas, Gramites e Dries.
E possível pescar com iscas naturais (pouco produtivo), minhoca, mosquitos, aranhas e pequenos insetos que habitam as regiões de pesca.
Melhores épocas: Pode-se pescar Trutas Arco-íris durante todo o ano, porém , no inverno, quando ocorrem as maiores estiagens, a sua incidência é maior.
Tamanho mínimo para abate: Como a Truta Arco-íris é considerada como peixe exótico, não há um tamanho mínimo para o seu abate.
Do seu esperma é derivada uma substância chamada protamina, um “antídoto” da bem conhecida heparina (usada em medicina como um anticoagulante). Ela evitou a morte de muitas pessoas que sangrariam até a morte com doses tóxicas de heparina sob a forma de sulfato de protamina. Hoje essa substância é produzida em laboratório. Além da truta arco-íris, outros peixes como salmão e similares também produzem protamina.