O Polo Regional do Leste Paulista da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), localizado em Monte Alegre do Sul, na antiga Fazenda Experimental, realiza no dia 16 de maio, das 8 às 18 horas, o “Seminário e Dia de Campo em Piscicultura”.
O objetivo é divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da Universidade de São Paulo, na área de processamento de pescado, bem como propiciar intercâmbio entre a pesquisa, a extensão e o setor produtivo da região do Leste Paulista e universidades, a EMBRAPA, a APTA e outros parceiros, conta a pesquisadora Célia M. Dória Frascá Scorvo, cfrasca@apta.sp.gov.br, diretora técnica do Núcleo de Pesquisa do Pólo Leste Paulista.
O evento destina-se a técnicos, profissionais liberais e produtores rurais envolvidos com piscicultura e/ou interessados em gestão de empreendimentos envolvendo criação de peixes e processamento de pescado. Há 40 vagas disponíveis.
O programa se constitui dos seguintes temas: Boas práticas de manipulação de alimentos – o pescado como matéria-prima; Processamentos (pescado minimamente processado, salgado e seco, defumado e fermentado); e Utilização de resíduos do processamento e elaboração de silagem. Uma mesa-redonda, às 11h30, complementa as atividades da parte da manhã.
À tarde, a partir das 14 horas, os participantes, divididos em grupos, participam de atividades práticas de despesca, abate, higienização, processamento e agregação de valor no produto etc.
Informações e inscrições antecipadas pelos telefones: (19) 3899-1022 e 3899-1286. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.
A APTA pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Antônio Carlos Simões, www.pesca.sp.gov.br, Instituto de Pesca, São Paulo (SP), maio 2009