Ao relatar sua participação no Grito da Pesca, evento que reuniu pescadores artesanais e autoridades na praia de Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, no último fim de semana, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) cobrou do governo federal políticas públicas que propiciem melhores condições de trabalho para o setor. O evento contou com a presença do ministro da pesca, Altemir Gregolin.
A parlamentar disse ter ficado especialmente tocada com o drama das mariscultoras, que, durante o período de reprodução do marisco, quando não podem pescar, deixam de contar com o fruto de sua subsistência.
– Elas querem também ter o direito, que já é dado ao pescador da lagosta, de, no período do defeso, quando elas não podem trabalhar, receber algo semelhante ao seguro-desemprego – disse.
De acordo com Rosalba, os pescadores também apontaram dificuldades no acesso a programa especial de incentivo para aquisição de combustível, criado pelo governo federal. Outra reivindicação apresentada pela categoria diz respeito aos programas de capacitação e às linhas de financiamento para compra de equipamento da Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura.
– Eles precisam estar mais capacitados para desenvolver a pesca de forma menos artesanal, mais moderna, com menos prejuízo ao meio ambiente, mas precisam ser capacitados. Precisam também de linhas de crédito rápidas, não burocráticas, que atendam a sua real condição, para que possam ter equipamentos que melhorem sua atividade – disse.
Da Redação / Agência Senado