Pescadores de todo o Mato Grosso terão, a partir de projeto de lei do deputado José Riva (PP), a oportunidade de comemorar o Dia do Pescador. Oportunizada no calendário oficial do Estado, a data para celebrar é o dia 29 de junho, mesma data nacional. A proposta do parlamentar progressista foi apresentada à Casa de leis estadual em sessão ordinária do dia 18 de setembro.
De acordo com o projeto do parlamentar progressista o Poder Executivo, por meio de seus órgãos pertinentes, promoverá atividades e eventos incentivando e valorizando a profissão de pescador, respaldada pelo Ministério do Trabalho.
Indagado sobre o objetivo da propositura, Riva classificou importante no aspecto alimentar e para o crescimento do país. “Na verdade queremos mostrar aos pescadores a sua importância no crescimento econômico do país no setor da pesca, assim como respeitar as leis que estabelecem as técnicas a serem utilizadas para essa atividade, com fim de respeitar o período de produção das espécies e seu período de reprodução, para que não poluam as águas”.
No país existe lei específica, respeitando as peculiaridades de cada estado, contendo nela classificação, definição, aparelhos, materiais adequados, métodos, e proibições da pesca. A atividade é um indutor da geração de emprego e renda, fomentador do turismo e contributiva nas economias estadual e nacional.
“O dia do pescador visará à importância dos pescadores na economia e no desenvolvimento de Mato Grosso, bem como a relevância em se discutir e aprimorar as técnicas de pesca, visando, principalmente, a preservação das espécies que vivem em nossos rios”, argumenta Riva.