A Brigada Militar apreendeu, na noite de domingo, pelo menos dez tarrafas que estavam sendo usadas para pesca predatória no Rio Pardinho. O material foi encaminhado pela guarnição para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), juntamente com o responsável pelo crime, que foi detido em flagrante.
A temporada de proibição da pesca por causa da piracema – movimento migratório dos peixes rio acima para a reprodução – vai até o próximo domingo. Nos rios, lagoas e açudes da região, a fiscalização foi intensificada. O período é considerado defeso da pesca porque é a época em que os peixes se reproduzem.
É permitida apenas a captura e transporte de até cinco quilos de peixes aos pescadores profissionais ou amadores. Também é proibido o uso de tarrafas. A multa para quem ultrapassar o limite ou desrespeitar outras normas pode variar de R$ 500,00 a R$ 13 mil, de acordo com a infração cometida, além da apreensão do material de pesca. Quem for flagrado poderá ainda ser detido por até três anos, dependendo do prejuízo causado ao ambiente.