Rio Grande – Operação realizada nas proximidades da Ilha dos Marinheiros, no Estuário da Lagoa dos Patos, na madrugada de quinta-feira, 19/02, resultou na apreensão de 620 kg de camarão-rosa, 12 embarcações e 12 redes de arrasto do tipo berimbau e coca, ambas de uso proibido. Ao todo, foram abordados 18 pescadores, mas somente os responsáveis pelas embarcações foram multados em R$ 1.700 cada. As embarcações apreendidas foram devolvidas aos proprietários na condição de fiéis depositários.
Os pescadores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal. Na operação, foram utilizadas duas lanchas, uma do Ibama e outra do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar.
Os 620 quilos de camarão foram doados ao Programa Mesa Brasil do SESC por volta das 9h30 de quinta-feira, que repassou para instituições beneficentes cadastradas. Foram beneficiados o Centro Educacional Fraternidade, a Assoran (Associação Rio-grandina de Auxílio aos Necessitados), a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Associação de Moradores do bairro Castelo Branco II, e a Comunidade Terapêutica Vida Nova.
O Programa Mesa Brasil já havia recebido a doação de outros 231 kg de camarões apreendidos neste ano. Com mais essa doação, todas as instituições cadastradas no programa foram beneficiadas.
Sandro Klippel
Ibama Rio Grande/RS