Para discutir sobre a participação e fortalecimento das mulheres no setor pesqueiro do Brasil, a FAO, a INFOPESCA e o Ministério da Pesca e Aquicultura em trabalho conjunto, estão realizando dias 23 a 25 de novembro no Hotel Costa do Mar no Estado do Ceará, a Terceira Reunião de Pontos Focais da Rede Latino – Americana das Mulheres do Setor Pesqueiro e aquicola. Além do Brasil, o evento conta com a participação de representantes da República Dominicana, Colômbia, Argentina, Espanha, Uruguai, Peru, Paraguai, Honduras, Equador e Chile.
Os maiores problemas enfrentados no setor pesqueiro feminino são: preconceito, baixa remuneração, falta de estrutura a bordo (banheiros) para o embarque, legislação adequada e falta de capacitações direcionadas.
A nova lei da pesca e aquicultura Lei Nº 11.959, de 29 de julho de 2009, substitui a lei que vigorava a mais de 40 anos, e traz avanços importantes principalmente o que reconhece como trabalhadoras da pesca as mulheres que desempenham atividades complementares no exercício da à pesca artesanal, como conserto de rede, beneficiamento e comercialização da produção.
Fonte = MPA