MANAUS – Comunidades residentes ao longo do rio Arari, que banha o município de Itacoatiara, tomaram a iniciativa de reaver seus peixes nos lagos e, para isso, decidiram mapear as áreas destinadas à pesca das 14 comunidades que formam o Complexo Lacustre do Rio Arari. Eles criaram um Acordo de Pesca para a região.
Nesta quarta-feira (22), os representantes da comissão que foi criada para acompanhar as etapas de construção do acordo entregará ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Henrique Pereira, todos os documentos protocolados que legitimam as discussões e reuniões realizadas entre os comunitários desde 2003.
Há três meses, uma minuta foi encaminhada ao Ibama solicitando a expedição da portaria de criação do acordo. “A minuta foi o primeiro passo legal, rumo à consolidação do acordo. Reunimos os documentos (atas, relatórios) de todas as reuniões que realizamos com as comunidades, para protocolá-los, legitimando todo o processo”, revela um dos pesquisadores envolvidos na ação, Gelson Batista, especialista em manejo de recurso pesqueiro e bolsista da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
Fonte: Inpa – SK