O projeto ‘Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil – Rede Aquabrasil’ vai estar presente na 6ª edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que acontece de 3 a 5 de maio em Cuiabá.
O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Pereira Ribeiro, especializado em ecologia de ambientes aquáticos continentais, fará a palestra ‘Melhoramento genético de peixes’, dentro da programação ‘Palestras Setoriais’, na manhã do dia 5 de maio. A apresentação será seguida por debate e aberta a perguntas do público participante.
Ribeiro atua como parceiro na Rede Aquabrasil orientando e acompanhando as pesquisas de melhoramento genético das quatro espécies contempladas pelo projeto – tilápia GIFT, cachara, tambaqui e camarão branco. O pesquisador realiza ações dentro da Rede Aquabrasil em estados como o Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Amazonas.
O Enipec 2010 é uma realização do Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), e acontece no Centro de Eventos do Pantanal, na capital mato-grossense. As inscrições estão abertas e custam de R$ 130 a R$ 200. Mais informações pelo telefone (65) 3928-4421 ou no site do evento – www.enipec.com.br .
A Rede Aquabrasil é liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e envolve dezenas de pesquisadores e instituições parceiras em todo o país. O principal objetivo do projeto é desenvolver tecnologias inovadoras para a promoção de um grande salto tecnológico capaz de promover a sustentabilidade da aqüicultura brasileira, do ponto de vista econômico, social e ambiental.
Texto: Saulo Coelho – Jornalista (MTb/SE 1065) – Facilitador de Comunicação da Rede Aquabrasil
Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE)
Foto: Arquivo Aquabrasil
—
Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)