O Programa Quelônios da Amazônia – PQA lança vídeo institucional sobre sua trajetória de atuação na recuperação e manutenção das populações viáveis dos quelônios nas bacias do Amazonas, Araguaia e Tocantins, que abrange dez estados da federação.
Criado em 1979, com o nome de Projeto Quelônios da Amazônia, o PQA já passou por várias fases. Atualmente, o trabalho acontece principalmente nas praias e tabuleiros com a ajuda das comunidades. O PQA promove a conservação dos quelônios por meio da estruturação de modelos de uso sustentável, fiscaliza as áreas, fortalece o envolvimento das comunidades e promove a educação ambiental permanente de todos os agentes envolvidos.
Das 16 espécies conhecidas na amazônia, seis são priorizadas pelo PQA: a tartaruga da amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis), o pitiú (Podocnemis sextuberculata), a irapuca (Podocnemis erythrocephala), a cabeçuda (Peltocephalus dumeralianus), e o muçuã (Kinosternon scorpiodes). É uma iniciativa permanente de conservação, com o objetivo de recuperar e manter estoques crescentes desses animais na natureza.
Luciana V. Araújo
Ascom/Ibama
foto: PQA/Ibama