Duas cooperativas da Bahia serão beneficiadas pelo Profrota Pesqueira, um programa de desenvolvimento da frota nacional oceânica, disponibilizando crédito para construção, aquisição, substituição e modernização de embarcações.
Um encontro de articulação institucional e mobilização de recursos aconteceu na última quinta-feira (20) em Valença e contou com a presença do Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura no Estado da Bahia, Marcelino Galo, além da presença do representante da coordenação geral de apoio e incentivo ao crédito do MPA, Marcelo Burguez, do diretor do IFBA de Valença, Humberto Ramos e representantes do Banco do Nordeste e das cooperativas habilitadas.
Os barcos, que possuem 21 metros de comprimento, estão sendo construídos pelo estaleiro Fiper e serão utilizados para pesca em alto mar, pois possuem alta capacidade de produção a baixo consumo.
As cooperativas passarão por um processo de capacitação durante um ano, visando qualificar a mão de obra e dar sustentabilidade ao empreendimento pesqueiro, além do processo de incubação, que terá duração de cinco anos, e tem como objetivo dar assessoria aos empreendimentos em forma de consultoria.
“Essa é mais uma ação de investimento da atividade pesqueira na Bahia e grande oportunidade para quem vive de pesca e quer expandir seu negócio” . Avalia Galo.
A capacitação será dividida em cinco módulos, entre obrigatórios e optativos, com aulas práticas e teóricas de cooperativismo, tecnologia do pescado, espinhel pelágico, manutenção eletromecânica e gestão de empreendimento.
Keila Ramos
Ministério da Pesca e Aquicultura
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap