A previsão da Embrapa Pantanal, realizada no mês de março por meio do Modelo Estatístico de Previsão – o Modelad, indica que este ano a cheia do rio Paraguai deve ficar entre 4,7 e 5,9 metros.
No dia 28 de fevereiro a altura do rio atingiu a marca de 3,13 metros na régua localizada no Comando do 6º Distrito Naval, confirmando as previsões dos meses anteriores. Com isso, o Modelad indica nesta terceira previsão que o nível do rio deve ficar em torno de 5,29 metros, com erro médio de 58 centímetros para mais ou para menos.
Caso isso se confirme, a cheia em 2010 seria um pouco superior a observada em 2008, quando o rio atingiu a marca de 5,14 metros. Segundo o Pesquisador Ivan Bergier, responsável pelo Modelo Estatístico de Previsão, não foram detectados até o momento indícios de que a altura do rio supere os 6 metros na régua de Ladário.
O pesquisador alerta, ainda, que a hipótese de uma cheia acima dos 6 metros não está descartada, considerando-se as chuvas que podem eventualmente ocorrer na região de forma mais intensa ao longo do mês de março. No início do mês de abril, a Embrapa Pantanal divulgará a terceira previsão com menor grau de incerteza na estimativa.
O Modelad foi criado pela Embrapa Pantanal em 2008, e tem o monitoramento do rio Paraguai baseado nos dados registrados ao longo de 110 anos na centenária régua de Ladário (MS).
Raquel Brunelli
Jornalista – DRT/MS– 113
Área de Comunicação e Negócios
Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)