Policiais da Delegacia de Polícia de Repressão a crimes contra o meio ambiente, de Florianópolis (SC), apreenderam na tarde de segunda-feira (28) três tubarões-lixa que estavam em exposição em um shopping da cidade.
A espécie é ameaçada de extinção, de acordo com Instrução Normativa número 5 do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Os policiais elaboraram um Termo Circunstanciado já que a empresa responsável pela exposição não possui licença para a atividade – permitido a zoológicos e a pesquisas.
As equipes da Polícia Federal e a fiscalização do Ibama de Florianópolis chegaram ao local onde ocorria uma exposição.
Os policiais e fiscais encontraram problemas para transportar os animais, dois deles com 1,80 m e outro com aproximadamente 60 centímetros. Eles foram levados para tanques do projeto Tamar (que monitora as tartarugas marinhas no litoral brasileiro).
No último sábado (26) o Ibama soltou em alto mar outros três tubarões-lixa que foram apreendidos também em uma exposição em um shopping em Itaipava (interior do Rio de Janeiro).
Os três animais haviam sido levados para o zoológico do Rio de Janeiro na sexta-feira (25), após a ação dos fiscais do Ibama.
Fonte = Folha Online