Peixe de couro, de água doce. É uma espécie de peixe de grande porte, alcança cerca de 1 m de comprimento e cerca de 10 kg de peso. Possui além dos barbilhões comuns, dois muito compridos na cabeça, e outros dois enormes, começando na cabeça e indo até a cauda, um de cada lado.
Sua reprodução se dá no início da enchente, ao que tudo indica no alto Solimões, com os alevinos crescendo no estuário nas proximidades da Baía de Marajó.
A Piramutaba é a única espécie do gênero que forma grandes cardumes, podendo ser capturada aos milhares ao longo da calha do Solimões/Amazonas. É muito bem aceita tanto para o consumo local como para exportação devido seu sabor agradável e qualidade nutricional satisfatória.
A piramutaba e a dourada realizam a maior viagem conhecida de um peixe de água doce no mundo. Os dados foram constatados pelo estudo “Grande Bagres Migradores”, realizado pelo Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea ProVárzea/Ibama). Para desovar, a partir dos três anos de idade, as fêmeas de piramutaba e a dourada saem da foz do rio Amazonas, no litoral paraense, e nadam 5.500 quilômetros até a cidade de Iquitos, no Peru. A viagem demora até seis meses, mas as larvas desovadas percorrem o caminho de volta em no máximo 20 dias,carregadas pela correnteza.
Ordem: Siluriforrmes
Família: Pimelodidae
Nome científico: Branchyplatystoma vaillant
Nome vulgar: Piramutaba
gostaria de saber se a pessoa operada pode comer o peixe piramutaba, aguardo resposta