Secretaria Municipal de Educação comprará pescado produzido ali para inclusão de peixe na merenda dos 32 mil alunos da rede pública da cidade
O novo entreposto de pesca de Itaboraí, inaugurado na última sexta-feira pela Prefeitura, deve garantir a comercialização de mais de 500 kg de pescado por semana, de acordo com a Associação de Caranguejeiros e Pescadores de Itambi. Os pescadores serão beneficiados com o novo terminal, que ganhou frigorífico e equipamentos para realizar o corte dos peixes em filés. Além da facilidade no beneficiamento e comercialização do produto, a Secretaria Municipal de Educação comprará pescado produzido ali para inclusão de peixe na merenda dos 32 mil alunos da rede pública da cidade.
Para o secretário de Agricultura, Renato Ferreira, a obra deve garantir uma nova fonte de renda dos pescadores locais.
– No entreposto, os pescadores vão produzir e ganhar dinheiro para complementar a renda da família – comentou.
Além dos pescadores, outros 78 homens que atuavam apenas na coleta de caranguejos passarão a trabalhar como pescadores. Segundo a Associação de Caranguejeiros e Pescadores de Itambi, os filés devem ser, especialmente, de bagre, tambaqui, pacu, carpa e robalo, as espécies mais encontradas nos rios locais.