Os pescadores participantes são credenciados no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para fazer a coleta
Comunidades de pescadores vão auxiliar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a montar um banco ativo de germoplasma (BAG) com espécies de peixes nativas do Brasil. O trabalho de captura dos animais será executado por pescadores na bacia dos rios Tocantins e Araguaia. Os profissionais manterão os animais vivos e em boas condições para serem recolhidos pelos pesquisadores.
“Os pescadores participantes são credenciados no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para fazer a coleta e a Embrapa comunica os órgãos estaduais de fiscalização ambiental [Naturatins e Polícia Ambiental]”, informou o pesquisador Anderson Alves, da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, que participa do projeto.
“Será o primeiro banco formado por peixes vivos da Embrapa e servirá a pesquisas e também para preservar os recursos genéticos dessas espécies, o que é importante para subsidiar programas de melhoramento genético, prospecção de genes, repovoar ambientes naturais, melhorar a qualidade dos plantéis públicos e privados, entre outros usos”, apontou o pesquisador Fabricio Rezende da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Com o objetivo de preservar os recursos genéticos das espécies de peixes nativos, o BAG manterá três tipos de repositório. Um deles será de peixes vivos de diferentes espécies e localidades. O segundo é uma coleção de DNA de peixes nativos que já conta com cerca de duas mil amostras preservadas e, por fim, haverá um estoque de sêmens criopreservados.
“O BAG de peixes nativos de Palmas também fará parte do novo Sistema de Informação de Recursos Genéticos Animais dentro da Plataforma Alelo da Embrapa, cujo objetivo é criar uma rede de gestão da informação de Recursos Genéticos Animal por meio da informatização das atividades relacionadas a este fim”, informou o pesquisador Anderson Alves.
O trabalho de coleta dos peixes é apoiado por um projeto financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no valor de R$ 295 mil. Já a construção e a infraestrutura do banco ativo de germoplasma de Palmas contam com recursos da ordem de R$3 milhões oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Germoplasma
O termo germoplasma designa materiais biológicos como gametas, embriões ou tecidos, que têm a capacidade de gerar indivíduos. Os bancos de germoplasma podem guardar diferentes espécies animais e vegetais e diversos perfis genéticos de cada espécie. O objetivo principal é de conservar os recursos genéticos, podendo evitar, por exemplo, que uma espécie desapareça.
Portal Brasil