Pouco antes das 5h desta quarta-feira (7/01), um peixe de 27kg foi pescado no Lago Paranoá, em área próxima à Unieuro. A carpa prateada, usada no projeto de despoluição há mais de 10 anos, mede 1,20 m. Antes desse, o maior peixe pescado no lago pesava 15kg – foi em 1997.
O pescador, Sebastião do Cais, preencheu a ficha do desembarque pesqueiro, em que devem constar a quantidade e características marcantes dos peixes capturados. Ao notarem o peixe, os funcionários do local contataram ao responsável pela fiscalização, o gestor ambiental Israel Laurindo de Souza – sargento da Polícia Militar cedido à Polícia Ambiental –, que foi em busca do peixe.
Laurindo encontrou o pescador no setor Q, em Ceilândia Norte, carregando a carpa em uma moto. “Ele estava prestes a vender o peixe. Aí comprei, porque não podíamos deixar de guardar uma relíquia dessas”. O preço pago pela espécie foi R$ 150. A intenção do gestor é doar o peixe à Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).
O superintendente da Caesb, Fernando Starling, já avisou que vai preservar a carpa em formol. “Tenho na parede da minha sala aquele que, agora, é o segundo maior. Vamos guardar esse também”.
Carpa Prateada: ( Hypophthalmichthys molitrix )
De origem chinesa apresenta crescimento rápido, sendo uma boa espécie, também para o policultivo; juntamente com a Carpa Cabeça-grande e a Capim. É uma espécie fitoplanctófaga, que possui uma importante propriedade que é a alimentação (aparelho especial de filtragem nos arcos branquiais). Sua principal alimentação são as algas pequenas.
nossa javi maiores doque esse
se mu dia eu ver ese bicho eu vou sair corrndo e serio vai que ele ne morde ele mede até 1,20 mas que bicho grande se eu comparase o bicho com migo ele ia se maior do que eu …..beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
muita boa mais faltou mostrar a foto do peixe obrigada
Norma
Grato pela visita e comentário
Consegui uma foto do peixe.