Pesca do pirarucu está proibida e os provenientes de piscicultura devem estar devidamente registradas
O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap) informa que a pesca do pirarucu está proibida desde o dia 1° de dezembro deste ano até 31 de maio de 2012. O objetivo da paralisação da pesca é proteger a espécie, principalmente, durante sua reprodução.
O peixe é bastante apreciado pelo sabor, e durante o período de defeso na pesca da espécie fica vulnerável à ação dos pescadores, por isso o Imap está realizando uma vasta fiscalização em todo o Estado.
A proibição é para as bacias hidrográficas do Rio do Amazonas, do Amapá, do Pará e do Acre. O pirarucu é um peixe típico da Amazônia, chega a alcançar até 3 metros de comprimento e pesar 250 quilos.
O coordenador de Fiscalização do Imap, Willian Crowell, explica que as espécies provenientes de piscicultura devem estar devidamente registradas e acompanhadas de comprovante de origem.
“É importante que durante o período de defeso na pesca do pirarucu o transporte do produto seja feito com acompanhamento do Guia de Trânsito para Pescado autorizado pelo Ibama”, diz Willian.