Embora seja um alimento muito saudável, o peixe ainda é muito caro para que grande parte da população brasileira possa consumi-lo com mais freqüência. A afirmação é da presidente da Associação das Donas-de-Casa de Goiás, Maria das Graças Santos. Segundo ela, muitos brasileros preferem carne de frango ou de gado, porque tem preço mais baixo que a de peixe.
De acordo com Maria das Graças, o quilo do frango custa em média R$ 5, enquanto o do peixe pode chegar a R$ 16. Ela ressaltou que o preço é o mesmo, tanto em feiras como em mercados.
Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançam campanha nacional para incentivar o consumo de peixe e o desenvolvimento do potencial pesqueiro do país.
Para a representante das donas-de-casa de Goiás, falta também incentivo do governo brasileiro para que aumente a produção e o consumo de peixe e o preço possa cair.
A presidente da Associação das Donas-de-Casa e Consumidores de Minas Gerais, Lúcia Pacifico, também acha que o preço do peixe dificulta o consumo do alimento, que é muito recomendado por médicos e nutricionistas. “É importante comer peixe no mínimo uma vez por semana. Ele tem grande valor nutritivo, é rico em Ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol ruim e é muito bom para o coração”, afirmou Lúcia.
Para ela, não adianta o governo fazer campanha para incentivar o consumo de peixe, se o brasileiro não tem condições de consumir. “Educar a população para consumir peixe é fácil, ensinar como comprar e como armazenar, mas primeiro tem que baixar o preço”, disse.
Fonte: Agência Brasil