Começou nesta quarta-feira (26.05) e prossegue até domingo (30), a 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado no teatro Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo. Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, citou o Pantanal como um roteiro prioritário para o turismo brasileiro ao lado de pontos como o litoral nordestino e Rio de Janeiro.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou da abertura ao lado do ministro e assinou convênio com a União para o repasse de R$ 25 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para Mato Grosso.
Desse total R$ 11 milhões serão utilizados na pavimentação da rodovia MT-040 que interliga Cuiabá a Rondonópolis passando por Santo Antônio do Leverger, nos distritos de Porto de Fora e Mimoso, até Rondonópolis passando pelo distrito de Fátima de São Lourenço. Além de ser uma nova opção de ligação da região Sul com a capital, o trecho passa pelo Pantanal Mato-grossense e divulga as belezas naturais. “Essa rodovia passa a ser nova alternativa de ligação entre Cuiabá e Rondonópolis por uma estrada-parque verde”, destacou Silval Barbosa.
No fortalecimento do turismo o Ministério vai investir R$ 14 milhões na duplicação da rodovia MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, onde o Governo do Estado investirá R$ 3 milhões.
O aumento pela procura de roteiros turísticos brasileiros também foi tema dos discursos. O ministro destacou que o turismo brasileiro registrou um crescimento de 30% em relação ao ano passado e Mato Grosso ficou com o índice de 13%. O número de embarque e desembarque teve um aumento de 27 milhões de pessoas no País.
SALÃO DO TURISMO
O evento é uma iniciativa do Governo Federal para promoção e divulgação dos roteiros turísticos brasileiros desenvolvidos dentro do Programa de Regionalização do Turismo. Neste ano, o tema do Salão é “Segmentação do Turismo e o Mercado”.
Mato Grosso participa pela quinta vez do evento e reforça dentro das políticas e diretrizes do Ministério do Turismo e do planejamento da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, as estratégias para promover e reforçar os destinos mato-grossenses no cenário brasileiro e mundial. Com belezas e encantos que se estendem aos quatro polos: Araguaia, Pantanal, Cerrado e Amazônia, Mato Grosso tem a vantagem de contar com ecossistemas tão diversos que se encaixam em qualquer opção de destinos turísticos.
Contando com vantagens naturais belíssimas, esforço público para proporcionar mais infraestrutura e desenvolvimento turístico, e empenhada na promoção do Estado tendo também como vitrine o fato da capital, Cuiabá, ser uma das cidades-sede para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, a Sedtur leva mais uma vez ao maior mercado emissor de turismo do Brasil as belezas de Mato Grosso que estarão disponíveis a cada visitante que passar pelo estande, na macrorregião Centro-Oeste. No estande, também terá um espaço para a comercialização de produtos, com operadores de turismo que passaram por uma capacitação anterior realizada pelo Sebrae-MT e Sedtur.
O recurso foi intermediado pelo deputado federal Wellington Fagundes. A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, participa do evento.
Secom / MT