Brasília – O ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, anunciou hoje (26) a instalação, no dia 9 de abril, em Palmas, capital do Tocantins, da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que cuidará da pesquisa e do desenvolvimento da pesca no país.
Criada no ano passado, a Embrapa Pesca visa a tornar a atividade mais competitiva, segundo Gregolin. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, ele disse que este é o momento de melhorar a atividade, uma vez que o consumo interno de pescados está aumentando. A nova empresa terá também unidades regionais para o desenvolvimento de pesquisas, com o apoio de instituições como universidades, e vai contar com plano nacional que terá foco nas principais espécies.
Segundo o ministro, os supermercados aumentaram as vendas de pescados em 15% nos últimos três anos. Em 2009, o país importou 230 mil toneladas desses produtos. “O consumidor está mudando aos poucos a tendência ao consumo de carnes vermelhas e a previsão é de que no futuro, quando os preços estiverem mais favoráveis, o peixe lidere o consumo, com a opção por um produto de grande importância para a saúde.”
O ideal é que se consuma peixe pelo menos duas vezes por semana. Atualmente, o consumo anual está em 7 quilos por habitante, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 quilos per capita. O ministro lembrou que a média anual de consumo é de 16 quilos por pessoa.
Agência Brasil