O camarão está usando o outro animal como cama e como habitat e pode se alimentar do seu lixo
Uma espécie invasiva de camarão “assassino”, chamada assim pelos cientistas por causa de seu grande apetite, pode colocar em risco espécies nativas de animais marinhos no Reino Unido. Segundo estudo da Universidade de Cardiff, a população de Dikerogammarus villosus (que em média tem 3 cm de comprimento) foi descoberta em novembro em duas regiões do País de Gales e já está “extremamente grande”.
De acordo com a universidade, o camarão invasor se estabeleceu na região por causa de outra espécie não nativa, o mexilhão-zebra. “A população do camarão deve ter se desenvolvido muito rapidamente nos últimos dois anos porque nós não achamos ela durante longos períodos de sobrevivência do mexilhão-zebra entre 2006 e 2009. Aparentemente ele está tirando vantagem dos grandes grupos de mexilhão-zebra, que também é um invasor. O camarão está usando o outro animal como cama e como habitat e pode se alimentar do seu lixo”, diz o professor Steve Ormerod, supervisor da estudante que descobriu o invasor, Caroline Rees.
A universidade afirma que a invasão do camarão “assassino” preocupa ambientalistas por causa da competição por comida com animais nativos. A espécie é capaz de se desenvolver rapidamente em grandes populações a partir de poucos indivíduos. Entidades britânicas pedem para que moradores da região evitem as áreas infestadas para que o animal não se espalhe ainda mais pegando “carona” em equipamentos de pesca e outros objetos.