Quinhentos e cinquenta quilômetros de áreas às margens dos Rios Araguaia e Garças foram fiscalizados, durante uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com apoio da forças policiais de Barra do Garças (509 km ao Sul) e do Juizado Volante (Juvam). O trabalho iniciou no dia 24 de novembro e terminou nesta segunda-feira (30.11).
Foram apreendidas 18 armas de fogo (espingardas e revólveres), 166 munições, 170 redes de pesca, 40 tarrafas, 148 tambores com pindas (espécie anzol), 1 arpão, 1 barco, 1 motor, 1 freezer, 81,5 quilos de carnes de caças e 80,2 quilos de pescado irregular.
Um pessoa foi presa no município de General Carneiro e vai responder por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental. Na propriedade do preso, foram encontrados as carnes de animais silvestres.
Durante seis dias os policiais e fiscais percorreram por via terrestre e aquática uma extensa área do Araguaia, onde foram vistoriados rios e propriedades ribeirinhas da região de Tesouro até Cocalino. Conforme a polícia local, o trabalho é rotineiro, mas acaba sendo intensificado no período da piracema.
Fonte: Assessoria/PJC-MT