A exposição “Vida na Praia” estará em cartaz no Museu de Praia Grande, no Palácio das Artes, a partir do dia 6. Para ilustrar o cenário litorâneo, serão utilizados vídeos, apresentações, documentos, amplo acervo de conchas e outros exemplares de organismos marinhos.
Já na entrada do museu, uma instalação onde um tanque de areia com baldinhos, conchas, pipas, redes de pesca e até uma talamanca – espécie de flutuante muito usado para pesca – convida quem chega a um verdadeiro mergulho na história da relação humana com a praia.
Nos terminais de computador, imagens atuais e antigas mostram o mesmo espaço em outras temporalidades, abordando assuntos como pesca, turismo e ecossistema, além de uma apresentação interativa sobre a história da formação de uma praia.
O estande de história oral, equipado com televisores e fones de ouvido, traz imagens caseiras da década de 40, onde uma família se diverte nas areias do Município. Em uma mesa expositiva temática, além de conchas e outros organismos originários de Praia Grande, documentos textuais e iconográficos contam o trajeto de desenvolvimento do turismo no Município.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro e faz parte das comemorações dos 42 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, que serão completados dia 19 de janeiro.
O Museu da Cidade é parte do complexo cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600. A visitação é gratuita, e pode ser feita de terça a sábado, das 14 às 18 horas. Outras informações pelo telefone 3496-5706.
Fonte = A Tribuna On-line