Escavadeiras hidráulicas foram entregues, pelo ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, nos municípios de Vassouras, Areal e São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro. As máquinas são objetos de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal e serão utilizadas no apoio ao desenvolvimento da aquicultura familiar. Os Termos de Permissão de Uso foram assinados pelo ministro e pelos prefeitos dos municípios.
“Essas máquinas são capazes de abrir em 80 horas tanques do tamanho de um campo de futebol e produzir peixe para alimentar nossas crianças e idosos. O Rio de Janeiro, pela riqueza de seus recursos naturais, pode se tornar um grande produtor de pescado”, declarou o ministro.
Participaram dos atos de entrega o deputado federal Vitor Paulo, o superintendente federal interino da Pesca e Aquicultura no estado, Alan Ducasble, o chefe do Escritório Local da Emater em Vassouras, José Néstor de Souza, secretários municipais e representantes do deputado federal Hugo Leal.
Potencial aquícola
O estado do Rio de Janeiro conta com um litoral de 636 quilômetros de extensão, diversos rios importantes e registrou, em 2010, uma produção total de 62.646,8 toneladas de pescado. As escavadeiras entregues aos municípios vão contribuir para o estado acelerar ainda mais a sua produção aquícola continental, que já está dando grandes saltos. Em 2009, por exemplo, o estado produziu 4.771,4 toneladas no continente e já no ano seguinte, em 2010, a produção alcançou 7.257,1 toneladas. A atividade, além de produzir um alimento rico em proteína, gera empregos e renda para a população.
Fonte: www.mpa.gov.br