O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, participou de reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em Florianópolis no último dia 20/08, lançando a Feira Internacional Aquapescabrasil, que será realizada entre 18 e 20/11 em Itajaí (SC). No mesmo ato, o ministro anunciou os novos dados estatísticos da produção nacional de pescado, de acordo com os quais o Brasil chegou a 1.240 mil toneladas de pescado em 2009, um aumento de 15.5% nos últimos dois anos. Santa Catarina manteve-se em primeiro lugar nacional, com 207 mil toneladas.
A reunião contou com 120 empresários e lideranças da economia catarinense. O presidente da Fiesc, Alcântaro Correa, destacou o trabalho do Ministério da Pesca no Estado, seja pelos investimentos seja pelos resultados obtidos. “O trabalho que este ministério vem fazendo demonstra o acerto do Presidente da República ao criar esta pasta e dar estrutura e atenção a um setor muito importante para a nossa economia”, disse Alcântaro.
FEIRA
O Aquapescabrasil pretende apresentar novidades em produtos e serviços para o setor pesqueiro e aquícola. O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aqüicultura e da Prefeitura Municipal de Itajaí.
“É um evento de suma importância para o setor porque vai reunir em um mesmo espaço, tecnologia, conhecimento e tendências na indústria do pescado, bem como apontar desafios para que a pesca e a aqüicultura se desenvolvam ainda mais em nosso país”, ressalta o ministro. “E nada melhor do que Itajaí, maior pólo pesqueiro do Brasil, ser a sede do Aquapescabrasil, que sem dúvida nenhuma será um sucesso”, afirma Gregolin.
Durante a feira, haverá palestras, cursos de capacitação e debates com participantes nacionais e internacionais, dirigidos a empresários e profissionais relacionados aos setores. Em um ambiente específico será feita a apresentação de produtos, serviços e linhas de financiamento, exposição de novas tecnologias e equipamentos.
O evento vai atrair investidores nacionais e internacionais. Os organizadores prevêem uma ampliação dos investimentos no setor, especialmente na área da aquicultura, sob a qual estão depositadas as maiores expectativas de aumento na produção e geração de empregos..
MPA