Os governos federal e fluminense serão parceiros no projeto da ‘Cidade da Pesca’, que a Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca pretende implantar em São Gonçalo, no bairro de Itaoca, que ganharia entre outras coisas um terminal pesqueiro público. Segundo o titular da pasta, Felipe Peixoto, o projeto foi aprovado e ganhou o apoio do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, durante uma reunião, em Brasília, semana passada.
Além da questão envolvendo a ‘Cidade da Pesca’, Felipe Peixoto e Marcelo Crivella também trataram do projeto ‘Estatística Pesqueira’, uma parceria entre a Secretaria estadual e o Ministério da Pesca, que informações que subsidiam as políticas públicas voltadas ao setor. O monitoramento dos desembarques de pescado ocorre diariamente nos principais portos pesqueiros fluminenses, nos seguintes municípios: Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio, Angra dos Reis e São João da Barra. Durante o encontro, o ministro da Pesca revelou o seu interesse em expandir o projeto para todos os municípios do litoral fluminense.
Felipe Peixoto também entregou o relatório das embarcações abandonadas na Baia de Guanabara. O ministro Crivella ficou de interceder junto a Capitania dos Portos para dar prosseguimento ao processo de retira das destas embarcações.
Presença – Também estiveram na reunião o o secretário de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura do MPA, Eloy de Sousa Araújo, e coordenador de Informações Estudos e Pesquisas da Secretaria, Felix Manhica.