Em procedimento administrativo conjunto, o Ministério Público Federal em Sergipe e Ministério Público do Estado apuram as muitas aparições e capturas de tubarões em praias de Sergipe, a regularidade da pesca e a comercialização dessa espécie. Segundo informações de alguns pescadores, nos últimos 20 dias, cerca de 26 tubarões, medindo até 2,5 m e pesando quase 80 quilos foram capturados em praias sergipanas.
“Vamos ouvir ambientalistas e os profissionais dos órgãos técnicos do meio ambiente. Temos uma suspeita que esses tubarões estejam sendo capturados em alto-mar e, para se justificar a comercialização de sua carne, informa-se que eles aparecem nas praias. Vamos apurar todas as informações”, disse a procuradora da República Eunice Dantas Carvalho. No MP-SE quem abriu procedimento foi o promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa.
Nesta terça-feira (18/12), na sede do Ministério Público Estadual acontece audiência conjunta para tratar do tema. Estão sendo convidados o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Adema (Administração Estadual do Meio Ambiente), Capitania dos Portos, universidades, outros órgãos públicos e organizações não-governamentais que trabalham com meio ambiente.
“Essa reunião é muito importante para a gente esclarecer uma série de informações técnicas e até garantir a segurança e tranqüilidade da população que se utiliza das praias. Vamos avaliar a possibilidade de também ouvir pescadores e outros envolvidos”, informa a procuradora.
Fonte = Ultima Instância