Toneladas de sardinhas apareceram mortas na tarde de terça-feira (29) nas praias do Araçagi e do Meio em São Luís (MA). Os peixes foram trazidos à praia pelas ondas, provenientes de grandes cardumes mortos no mar. Segundo pescadores e suspeita do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) , uma hipótese seria a pesca predatória de grandes peixes que acabaria matando os cardumes de sardinhas, chamada de zangaria.
Essa prática pesqueira é caracterizada por estender-se grandes distâncias de rede de pesca no mar, para capturar os peixes que se aproximarem. Assim como capta grandes peixes, acaba também capturando os cardumes de sardinha, que são descartados no mar pelos pescadores, devido ao baixo custo no mercado. “Eles pegam os grandes e matam o resto que fica”.
Além da faixa de peixes mortos que se estendia por toda a praia, era possível também avistar manchas de sardinhas boiando no mar, há aproximadamente 100 metros da praia.
Os técnicos do Ibama que foram até o local recolheram amostras e devem investigar o que causou as mortes. O laudo oficial será elaborado por um laboratório da Universidade Federal do Maranhão. Não há data definida para divulgação do resultado.
Há pouco menos de um mês, também foram encontradas sardinhas mortas em São José de Ribamar (MA). A causa das mortes não foi divulgada.