Quatro peixes que viviam em um criadouro de camarões em Tamandaré, foram resgatados por biólogos. Eles são Meros, espécie em extinção, e depois de um longo tempo voltam a ter uma vida livre no mar.
Inicialmente, o cativeiro dos filhotes de Mero foi um viveiro de camarões. Eles foram sugados pelas bombas de irrigação junto com a água do mar, quando tinham poucos centímetros. Encontrados, eles foram transferidos para um centro de pesquisas do Ibama, em Tamandaré.
Lá, passaram a ser alimentados com peixes e crustáceos, até que atingissem o peso e o tamanho ideal estipulado pelos biólogos para soltura. O Mero, quando adulto, pode atingir até três metros, mais de 400 quilos e chegar aos 40 anos.
Um equipamento, preso à nadadeira do animal, irá facilitar o monitoramento do peixe no mar. Eles serão soltos a poucos metros da praia, em uma área rica em recifes de corais.
A espécie estava na lista de animais em extinção da União Internacional para Conservação da Natureza. No Brasil, uma lei foi aprovada para preservar o peixe. A venda e a pesca foram proibidas há cinco anos.
Porém, a pesca ilegal continua, e os filhotes que estão voltando ao mar agora podem não atingir a idade adulta. Para evitar isso, os pescadores da região estão participando de aulas de educação ambiental. Os biólogos estão conseguindo conscientizar a população de que o Mero é valioso vivo, pois podem até ser mostrados em excursões de turismo.
da Redação do pe360graus.com
muitos peixes acanvam sendo reonhecidos e preservados por esse site
Eu só queria saber os peixes que etão em extinção –‘
uauuu……..
Não achei o q queria, que era simplesmente os peixes q estão em extinção.
eu qro saber sobre espécies de peixes ameaçadas de extinção
Eu acho que o pessoal tem que preservar a nossa natureza pos nos temos a maior floresta aonde varios tipos de especies em enxtinçao e que devemos levar para uma area preservada para cuidalos deles ou delas