Um lobo marinho apareceu nesta segunda-feira (16) próximo ao Costão das Tartarugas, no final da Praia da Enseada, em Guarujá (87 km a sudeste de São Paulo).
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente foi acionada, mas os funcionários avaliaram que não havia necessidade de recolher o leão marinho, já que o animal, aparentemente jovem, não apresentava ferimentos e poderia estar apenas descansando na praia paulista.
Segundo a prefeitura do Guarujá, funcionários vão monitorar o lobo marinho durante os próximos dois dias. Se o lobo marinho não voltar naturalmente para o mar, a Secretaria do Meio Ambiente pretende levá-lo para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos.O centro recebeu no último dia 10 um golfinho resgatado na Praia de Pitangueiras. Ele vem recebendo antibióticos e antiinflamatórios desde que um exame detectou que ele tem uma inflamação. O golfinho se recupera bem e come cerca de 20 peixes por dia. Os biólogos do centro de reabilitação esperam devolvê-lo ao mar ainda nesta semana.
O litoral do Guarujá recebe em média seis animais marinhos de grande porte, segundo a prefeitura. Os animais vêem em busca de peixes trazidos pelas correntes marinhas. (Folha Online)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Superfamília: Pinnipedia
Família: Phocidae
Género: Arctocephalus