O Instituto Parque do Pantanal, que tem como presidente o cantor Almir Sater, inicia nesta sexta-feira (27) projeto que irá envolver 80 pescadores profissionais na limpeza de um trecho de 200 km do rio Aquidauana.
Intitulado ‘Mondego’, o projeto irá contar com 30 barcos e quatro lanchas do tipo chalana, que serão utilizadas pelos pescadores da colônia Z-7, de Aquidauana, município que fica a 138 quilômetros de Campo Grande.
Durante os trabalhos, os pescadores irão coletar o lixo que está depositado nas margens do rio e na bacia. Além dessa ação, explica o zootecnista da Gerência de Produção e Meio Ambiente da Prefeitura, Roberto Valadares, será feito trabalho de educação ambiental para conscientizar a população.
O lixo recolhido será depositado em 14 pontos de retirada espalhados pelo percurso, e caberá aos pescadores o trabalho de reciclagem.
A operação deve durar cerca de seis dias, e os pescadores irão se encontrar em na ponte do rio Taquarussu, às 7h da sexta-feira. O término dos trabalhos será em um ponto conhecido como ‘Barra’, no rio Miranda.
O projeto é feito em parceria com a prefeitura de Aquidauana, a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção da Indústria do Comércio e do Turismo) e a Polícia Militar Ambiental.