Fortaleza – A superintendência do Ibama no Ceará promoveu reunião do Grupo Gestor Regional de Pesca da Lagosta em seu auditório na manhã de sexta-feira 19/03, evento que contou com a presença de servidores do próprio Ibama e de representantes dos seguintes órgãos: Companhia de Polícia Militar Ambiental – CPMA, Federação dos Pescadores, Ministério da Pesca e Aquicultura, SDA, Sine/IDT, Terramar, Pastoral dos Pescadores e BNB.
O superintendente, João Juvêncio, iniciou a reunião com informes acerca da questão da fiscalização, falando sobre o trabalho que está sendo realizado na Supes/CE no que se refere ao perdimento de sete barcos. Esses bens serão utilizados para fins sociais, retornando para a sociedade, ou até mesmo servindo como apoio ao Ibama para a fiscalização da pesca continental no período da piracema.
Os barcos também podem ser doados a prefeituras, associações e projetos, contanto que não voltem mais para o infrator. De acordo com Juvêncio, existe também a idéia de se contratar uma empresa por meio de pregão para que os barcos sejam constantemente vigiados, a fim de se mostrar aos infratores que a apreensão é séria.
Outra informação importante é que os pedidos de doação só poderão ser atendidos até março. Após esse mês, as destinações serão feitas por meio de leilão, já que se trata de ano eleitoral.
A analista ambiental Maria José Colaço fez uma explanação sobre a formação do grupo dos gestores regionais, composto por 12 participantes cada um, e o analista Cláudio Roberto mostrou gráficos com as alterações de pesca nos últimos anos. Neste ano já foram apreendidos 3.095 kg de lagosta.
Izabelle Pitombeira
Ascon/CE