Nos dias 09 e 10 deste mês, em Formosa (GO), foi realizada a Oficina de Planejamento da Aquicultura e Pesca do Território das Águas Emendadas, que abrange onze municípios de Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal. O evento, organizado pelo Ministério de Pesca e Aquicultura por meio de suas Superintendências regionais DF/GO/MG, reuniu representantes de vários órgãos estaduais de apoio e fomento. Dentre eles, o Ibama/DF, que vem fortalecendo parcerias direcionadas à articulação de soluções para os problemas ambientais.
No primeiro dia, foram realizadas palestras com o foco na visão de futuro do Território de Águas Emendadas. No segundo dia, ocorreram debates visando a implantação de uma política territorial e a elaboração de um regimento interno que desenvolvam e fortaleçam a pesca e a aquicultura na região. Um próximo encontro já está agendado para a primeira semana de abril, em local a ser definido.
Vanessa Cortines
Ascom Ibama/DF
Sobre o Território da Cidadania Das Águas Emendadas
O Território da Cidadania Das Águas Emendadas – DF/GO/MG abrange uma área de 37.721,70 Km² e é composto por 11 municípios: Brasília, Água Fria de Goiás, Cabeceiras, Formosa, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina, Vila Boa, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.
A população total do território é de 2.765.228 habitantes, dos quais 52.966 vivem na área rural, o que corresponde a 1,92% do total. Possui 10.114 agricultores familiares, 4.057 famílias assentadas. Seu IDH médio é 0,83.
Fonte: Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br).