Pescadores evadiram do local e impediram a realização do flagrante; material foi conduzido ao Ibama.
O Ibama, durante fiscalização de rotina pelo Rio Poty, apreendeu hoje (16) cerca de 450 metros de rede e cinco quilos de pescados. A prática é considerada ilegal visto que iniciou ontem (15), e se estende até o dia 16 de março de 2011, o período da piracema.
“Estávamos pelo rio apenas fazendo uma visita aos pescadores para esclarecer sobre a necessidade de preservar a fauna durante o período da piracema e demos de cara com esse infração”, conta o fiscal do Ibama Antônio Teixeira.
Ao perceber a presença dos agentes ambientais os pescadores evadiram do local, impossibilitando o flagrante. O material foi apreendido e encaminhado à sede do Ibama.
“Estamos investindo na sensibilização dos familiares dos pescadores para combater a pesca nesse período. Para isso, estamos promovendo uma campanha educativa”, informa o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra.
Durante o período em que fica impossibilitado de trabalhar, o pescador recebe pagamento mensal de um salário mínimo (R$ 510) a título de seguro desemprego.
Segundo o pescador Molitão Craveiro, as infrações ocorrem devido a falta de contra-partida do Estado. “A gente desrespeita a lei por que o auxílio prometido sempre atrasa”, diz.
Sobre a piracema
Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, quando é proibida a pesca. Na estação os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas.