A pesca era feita sem critério ou mesmo de forma predatória
Um barco pesqueiro sem licença de pesca e carregado com quatro toneladas de pescada-gó (Macrodon ancylodon) foi apreendido pelo Ibama nesta quarta-feira (24/08) em Icoaraci, a 40 km de Belém , no Pará. A embarcação foi surpreendida quando desembarcava os peixes num porto privado e os carregava em um caminhão frigorífico que iria para o nordeste. A dona do barco acabou multada em R$ 89,4 mil pela infração ambiental.
O pescado capturado ilegalmente foi doado as entidades beneficentes: Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia, Casa do Pão de Belém, Abrigo João de Deus de Ananindeua, Lar Cordeirinho de Deus de Belém, Creche Cordeirinho de Deus de Belém e Associação Desenvolvimento Comunitário Hansenianos de Marituba.
Além da falta de licença, a embarcação não estava com o mapa de bordo preenchido, indicando as espécies e locais exatos em que realizou as capturas, como exige a legislação ambiental. “Essa omissão é indicativa de que a pesca era feita sem critério ou mesmo de forma predatória”, explica a coordenadora da ação, a analista ambiental Silva Cardins.
Nelson Feitosa
Ascom – Ibama/PA