Em continuidade a operação Impacto Profundo III, que combate a captura e comércio de lagostas imaturas, a fiscalização do Ibama apreendeu 15 quilos de lagostas em um automóvel no município de Touros, além de um compressor completo no barco “Pai e Filho”, na praia de Pirangi.
A missão faz parte da operação nacional que engloba a fiscalização de todo o litoral nordestino para coibir este tipo de atividade pesqueira ilegal. Sua realização foi feita tanto de forma marítima, através da embarcação Macuco, quanto terrestre, apoiados por uma equipe de dez pessoas, sendo sete fiscais do Ibama e três policiais do Pelotão Ambiental. A operação ocorreu durante o período de 14 a 18 de agosto, em toda a costa potiguar, do litoral sul em Baía Formosa até Areia Branca no litoral norte, cobrindo uma faixa de quase 600 quilômetros.
O Superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, Alvamar Costa Queiroz, acredita que a continuidade das ações de fiscalização da operação Impacto Profundo III, em todo o litoral do Rio Grande do Norte, contribui cada vez mais para o cumprimento da legislação ambiental específica do setor lagosteiro, visto que, é visível o decréscimo no número de autos de infração lavrados, o que demonstra uma maior conscientização por parte dos pescadores.
Ascom/Ibama/RN