Um novo fato promete abrilhantar ainda mais o evento alusivo aos 30 anos do Projeto Tamar que será comemorado amanhã (10/04) em todo litoral brasileiro, do Ceará a Santa Catarina. São 34 filhotes de tartaruga de pente, Eretmochelis imbricata, nascidas de uma desova que aconteceu há aproximadamente 45 a 55 dias, na Praia do Futuro, em uma das barracas mais conhecidas pelos fortalezenses e pelos turistas, a Itapariká.
Os ovos eclodiram na madrugada de ontem para hoje, mas os filhotes não conseguiam chegar ao mar por conta da iluminação artificial que os deixavam desorientados. A sorte delas foi o vigilante noturno da barraca, Ronaldo Plácido da Silva, tê-las recolhido e as entregue ao Ibama pela manhã.
Diante deste acontecimento, a equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas/Ibama/CE levará a ninhada amanhã para a base do Projeto Tamar, em Almofala, no município de Itarema, para participarem do “ Dia da Volta”, que é como está sendo chamado o dia de comemoração de retorno ao mar do filhote numero 10.000.000 nascidos nas bases do Projeto Tamar por todo o Brasil.
Em contato com funcionários da barraca, foi informado que o proprietário tem o costume de, todo ano, cercar o local de desova para a proteção dos filhotes que ali nascem.
Mariângela Bampi
Ascom/Ibama/CE