Uma espécie de enguia descoberta recentemente por pesquisadores da Universidade de Califórnia, nos EUA, mostrou a presença de um duplo sistema de mandíbulas, externo e interno, utilizado para capturar suas presas. O sistema é parecido com o da criatura do filme Alien.
O estudo mostrou que o sistema digestivo do animal é composto por uma mandíbula interna, que se projeta para fora, de modo a puxar a presa para dentro do aparelho digestivo. Internamente, uma segunda mandíbula é responsável por cortar e triturar o alimento. Ambas funcionam ao mesmo tempo, agarrando a presa sem que ela possa escapar.Dois dos cientistas responsáveis pela pesquisa Rita Mehta e Peter Wainwright, afirmaram que existem 200 espécies de enguias, mas somente a “enguia retifera‘” desenvolveu este sistema. Segundo eles, “o processo de alimentação é o único encontrado entre os vertebrados“.
A descoberta foi feita a partir de análises de radiografias do animal.
A enguia é um predador conhecido e temido pelos mergulhadores por causa de sua ferocidade. Encontrada em águas de regiões tropicais, a espécie possui um aspecto semelhante ao de serpentes e podem alcançar até 3 m de comprimento.
Por não possuir escamas e barbatanas peitorais e pélvicas, a enguia consegue se esconder facilmente em orifícios, entre rochas e corais, para atacar suas presas.
Fonte = Redação Terra