Equipes de salvamento resgataram neste domingo 755 pescadores que estavam em um iceberg à deriva nas proximidades da ilha russa de Sakhalin, no oceano Pacífico, informou o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.
“Foram resgatadas 755 pessoas, 334 delas em helicópteros e 121 em lanchas, enquanto outras 300 foram conduzidas até a costa através de outros icebergs e campos de gelo“, informou à agência Interfax o chefe de Defesa Civil em Sakhalin, Viacheslav Murnayev.
Os praticantes da pesca sobre gelo, um dos esportes de inverno mais populares na Rússia, estavam em um enorme iceberg que se desprendeu do litoral, disse o funcionário.
Ele acrescentou que as autoridades já haviam advertido a população sobre o risco de desprendimento do gelo, mas os praticantes não acataram o aviso e alguns foram pescar em famílias inteiras, com suas mulheres e filhos.
A operação de resgate, da qual participaram helicópteros, 14 lanchas e dezenas de pessoas, aconteceu em complicadas condições meteorológicas, pois em alto mar sopravam fortes ventos e havia pouca visibilidade.
Efe, em Moscou