Pretende comercializar até o final do mês de abril mais de 800 mil alevinos de tambacu e tambatinga para recria e engorda
A Estação de Piscicultura e Suinocultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), pretende comercializar até o final do mês de abril mais de 800 mil alevinos de tambacu e tambatinga para recria e engorda. O chefe da estação, Antônio Claudino da Silva, fala que estão vendendo alevinos medindo de três a cinco centímetros, cinco a oito e oito a dez centímetros. A comercialização acontece às sextas-feiras, das 7 horas às 16 h.
Considerado os melhores preços da praça, os alevinos estão sendo vendidos conforme o tamanho por R$ 140,00 a R$ 200,00 o milheiro. Segundo Filho, o tambacu é um dos peixes mais importantes da piscicultura nacional. Seu desempenho é superior e apresenta menores índices de gordura quando comparado às espécies tambaqui e pacu, das quais descende. A novidade este ano é a comercialização de alevinos de tambatinga que é o cruzamento da fêmea do tambaqui da Amazônia com o macho pirapitinga da Bacia do Araguaia.
Na entrega dos alevinos, os compradores recebem orientações desde os cuidados com a soltura nos tanques ou represas até o abate. Filho informa que é importante o momento da soltura do peixe na água, verificando a temperatura para aclimatização dos alevinos, ajustando as mudanças com cuidado. “Tenho percebido que alguns produtores que iniciaram com a atividade como apenas um experimento e lazer, sem intenção de comercializar, hoje estão se tornando profissionais e fazendo do aprendizado um negócio rentável”, destaca Antônio.
Ele explica que os alevinos são transportados em embalagens plásticas com oxigênio. É aconselhado fazer a encomenda antecipada. Segundo Antônio, compra acima de 10 mil alevinos é necessário fazer reserva e a retirada poderá ser feita em qualquer dia da semana, a combinar. – Estação de Piscicultura da Empaer – (65) 9973-5421/9606-0281.