Muitas vezes uma mesma espécie tem mais de um período de reprodução durante o ano
No início de abril entram em período de defeso diversas espécies de camarão no País. No Nordeste, entre 1º de abril a 15 de maio, ocorre a primeira fase do defeso do camarão rosa, do camarão sete barbas e do camarão branco. As áreas de reprodução compreendem o litoral de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e os municípios de Mata de São João e Camaçari, na Bahia. Já estas mesmas espécies se reproduzem até 31 de maio na região sul e sudeste, sendo que o mesmo ocorre com os camarões Santana, Vermelho e Barba Ruça.
O período de defeso busca proteger as espécies em seu período reprodutivo, de forma a garantir mais tarde a sua captura de forma sustentável. Assim, fica garantida a multiplicação de camarões jovens em fase de recrutamento e desova.
Muitas vezes uma mesma espécie tem mais de um período de reprodução durante o ano. Em parte do Nordeste, por exemplo, o defeso acontece em duas fases distintas: a primeira, de 1º de abril a 15 de maio, e a segunda, de 1º de dezembro a 15 de janeiro.
Durante o período de defeso, além da inatividade dos pescadores de camarão, é proibida a conservação, o beneficiamento, a comercialização ou a industrialização das espécies relacionadas.