Nove redes de arrasto, três tarrafas, quatro espinhéis, 24 peças de pescado, uma canoa, dois veículos apreendidos, além de 497 pessoas abordadas. Esse é o saldo da operação Força Verde desencadeada pelo Núcleo Especializado em Meio Ambiente do 9º Batalhão em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Juizado Volante Ambiental (Juvam), e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A ação foi desencadeada na sexta-feira (06.02) e se encerrou na manhã de hoje.
Mais de 60 pessoas atuaram ativamente no combate a pesca predatória. A operação foi desencadeada tanto em terra como no rio Cuiabá. Bairros como o Novo Terceiro, Praerinho, São Gonçalo, Jatobá, Varginha, Engenho Velho, foram alvos da ação. Cidades como Santo Antônio e Barão de Melgaço também.
Além da parte repressiva, os policiais se preocuparam com a prevenção. Por meio do Centro de Educação Ambiental foram realizadas barreiras às margens da MT-040. Os motoristas receberam orientações sobre a necessidade de preservação, mas também tiveram os veículos revistados.
Fonte = O Documento