Representantes do setor de turismo de pesca, pousadas, barcos, restaurantes instalados ao longo dos rios precisam ser ouvidos
Com apoio do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, principal representante do Partido Republicano Brasileiro no país, o vereador Pastor Washington (PRB), quer que seja implantado em Cuiabá a Diretoria da Pesca, após reivindicação da federação de Pescadores de Mato Grosso.
Durante encontro realizado com os representantes dos pescadores profissionais, nesta quarta-feira (14), na Câmara de Cuiabá, a categoria apresentou ao parlamentar as principais dificuldades enfrentadas nos últimos 10 anos, com a intensificação de normas e legislações para regulamentar a atividade pesqueira.
De acordo com o presidente da federação, Linderberg Lima, atualmente os pescadores de Mato Grosso, inclusive de Cuiabá, estão sendo tratados de qualquer jeito. “Hoje, o poder público só fiscaliza e não fomenta a categoria,” frisou.
Ainda em reunião, os pescadores pediram apoio de Washington Barbosa e empenho para discutir o projeto de lei, apresentado pelo deputado Zéca Viana (PDT), que prevê a proibição da pesca amadora, liberando apenas a modalidade “Pesque e Solte”, a proposta restringe também o número de exemplares pescados em embarcações com mais de três pescadores, de 100kg para 70 kg.
Ele completou que o poder público não pode penalizar toda classe trabalhadora, sem buscar alternativas econômicas para que possam sobreviver com dignidade. “Não pode ser aprovada uma lei sem legitimidade e discussão, os representantes do setor do turismo pesqueiro, pousadas, barcos, restaurantes instalados ao longo dos rios precisam ser ouvidos,” observou o republicano.
Sensibilizado, Washington Barbosa garantiu que vai apoiar a luta dos profissionais da pesca. “Temos conhecimento dos esforços dos pescadores, no entanto, é importante buscar soluções, a preservação e conservação das nascentes e margens dos rios, vou até ao Ministério da Pesca pleitear apoio.”
A reunião contou com a participação dos representantes, Belmiro Lopes Miranda, da Colônia de Pescadores de Várzea Grande (Z14), Vicente Pereira do Rasário e Joselito Gomes Moreira, ambos da cidade de Araguaiana (Z19), Moacyr Bento Ribeiro Carvalho, de Poconé (Z11), Franklin Andrade da Silva, de Barão de Melgaço.