A Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, realizou nesta sexta-feira (20), um café da manhã para os pescadores dos balneários de Itaipava e Itaoca.
O evento marcou a abertura da 12ª Festa da Gamboa, tradicionalmente conhecida como a festa dos pescadores da região.
A atividade pesqueira representa uma das principais fontes de renda do município, sendo considerado o maior exportador nacional do atum e do dourado, maior produtor de pescado do Estado e segundo maior no Brasil. O Município possui aproximadamente 340 embarcações, chegando a produzir anualmente mais de 6.800 toneladas de pescado.
Com objetivo de valorizar a atividade pesqueira, a Sub-secretaria de Pesca tem encaminhado documentos dos pescadores aos órgãos competentes, facilitando o registro profissional, a emissão da carteira de trabalho, autorização de pesca e previdência social.
Além desse trabalho, a municipalidade desenvolve o projeto “Pescando Arte”, que proporciona uma nova alternativa de renda para marisqueiras, mulheres de pescadores e grupos da terceira idade, através de capacitação profissional. O Projeto apóia nove grupos que confeccionam biojóias, tapetes de TNT, bolsas e trabalhos com conchas, que são comercializadas em feiras de artesanato e lojas. Com as marisqueiras o projeto agrega valores ao pescado e aos mariscos.
“Durante muito tempo estivemos sem ter o que fazer enquanto nossos esposos estavam pescando em alto-mar. Agora, estamos com uma nova oportunidade de renda para toda família, através dos cursos de capacitação que estamos recebendo e, também com o apoio na comercialização dos nossos produtos”, ressaltou a marisqueira, Arlete Silva.
A Prefeita Municipal, Norma Ayub Alves, esteve presente ao evento e reafirmou a determinação da municipalidade em amparar a classe dos pescadores. “O café da manhã foi uma grande oportunidade de confraternização entre o Poder Público Municipal e pescadores de Itaipava e Itaoca. Esse evento, que marcou a abertura da Festa da Gamboa, foi importante para conversamos e estabelecer as principais diretrizes para o desenvolvimento da pesca no município”, concluiu.