A pesca predatória está diminuindo, em função da atuação do Ibama e seus parceiros
Fortaleza (05/04/2012) – Ontem, fiscais do Ibama, acompanhados pela Polícia Ambiental, apreenderam nos principais mercados públicos de Fortaleza/CE, 200 kg de peixes comercializados irregularmente em pleno período da piracema, quando os peixes sobem os rios para desovar. Todo o produto apreendido, foi doado à Santa Casa de Misericórdia.
O período da piracema, que se estende até o próximo dia 30/04 nos açudes e rios federais, vem sendo acompanhado de perto pela fiscalização do Ibama em parceria com a COGER – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, Polícia Ambiental e Secretaria Estadual da Pesca, o que já resultou na apreensão de mais de 1.700 kg de pescado e mais de 10 mil metros de rede de emalhar.
“A pesca predatória está diminuindo, em função da atuação do Ibama e seus parceiros, ajudado pela escassez de chuva, deixando os reservatórios com baixo volume de água, o que dificulta o fenômeno da piracema”, afirmou o Chefe da Fiscalização do Ibama, Rolfran Cacho Ribeiro.
O superintendente José Wilson Uchoa do Carmo acrescentou que os resultados alcançados no exercício anterior, quando mais de 92 mil metros de redes foram apreendidos, 50 pescadores multados e encaminhados ao SINE/IDT, ocasionando a retirada do benefício do seguro defeso, desestimulou o avanço desta prática ilegal em todo o estado.
Eason Nascimento
Ibama – Ascom/CE