Conforme a legislação ambiental vigente, o pescador deve realizar a cata do caranguejo manualmente e não utilizando redes
Mais de cinco mil caranguejos foram apreendidos na madrugada desta sexta-feira, em mais uma ação da operação Impacto Profundo III, realizada pelo Ibama em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Os caranguejos estavam sendo levados por um caminhão para o manguezal de Barra do Riacho.
Segundo o coordenador da operação, José Ronaldo Pinheiro Costa, o caranguejo não se encontra mais no período de defeso porém os animais foram catados com um apetrecho proibido por lei.
Conforme a legislação ambiental vigente, o pescador deve realizar a cata do caranguejo manualmente e não utilizando redes, como foi constatado por nossa fiscalização. A PM Ambiental conduziu o responsável pelo carregamento para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Matheus após o flagrante, explica José Ronaldo.
Os caranguejos serão devolvidos ao Manguezal de Barra Nova nesta sexta-feira em mais uma ação da Impacto Profundo III, operação realizada pelo Ibama em conjunto com a PM Ambiental em todo o Espírito Santo.
Ascom Ibama/ES