O investimento irá beneficiar os pescadores artesanais e aquicultores familiares que dependem desse tipo de veículo para conservar, transportar e vender o pescado
O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou edital para cadastramento de entidades privadas sem fins lucrativos e órgãos da administração pública interessados em desenvolver projetos conjuntos de estruturação da cadeia produtiva do pescado por meio de caminhões frigoríficos. Os estados que podem pleitear os bens são: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe. O prazo para envio da documentação vai até 22 de outubro.
O investimento irá beneficiar os pescadores artesanais e aquicultores familiares que dependem desse tipo de veículo para conservar, transportar e vender o pescado. Além disso, irá otimizar o acesso às políticas públicas do MPA e fortalecer a cadeia produtiva do setor pesqueiro e aquícola nacional.
Diagnósticos revelam que grande parte da deficiência estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada às dificuldades de conservação, principalmente na aquisição do gelo e transporte do pescado. Os caminhões frigoríficos auxiliarão na distribuição e transporte dos peixes além de estimular a produção e facilitar a comercialização.
O fornecimento dos veículos será feito através de Termo de Permissão de Uso, com prazo de cinco anos, podendo ser renovado.