Brasil faz campanha para incentivar consumo de peixe


Governo e supermercados pretendem também contribuir para o desenvolvimento do potencial pesqueiro

A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) iniciam no dia 17/09 ,  campanha para divulgar a importância do consumo de pescado para a qualidade de vida da população. Com a campanha, a Seap e a Abras pretendem também contribuir para o desenvolvimento do potencial pesqueiro do país.

Estamos fazendo uma campanha, não só estimulando o consumo, mas também educando os consumidores sobre como comprar e consumir um pescado de boa qualidade“, informou o coordenador de Comercialização da Seap, Guilherme Crispim.


Segundo Crispim, a produção brasileira de aqüicultura ainda não é ideal. “Apesar de o Brasil ter potencial para ser o maior produtor de pescados do mundo, ainda temos muitos locais com água de profundidade que não são explorados.” Ele disse que é preciso incentivar a produção pesqueira no país e que isso vai fazer com que o preço do pescado caia de forma gradativa.

Crispim informou que, em todos os estados, serão distribuídos panfletos nos supermercados com orientações aos consumidores sobre como adquirir um pescado de boa qualidade. A campanha terá duração de uma semana.

Em entrevista à Agência Brasil, Crispim disse que, para comprar pescado de boa qualidade, o consumidor deve observar ver se os olhos do peixe não estão saltados, nem perfurados – eles precisam estar brilhantes. É necessário prestar atenção também no muco: o peixe não deve ter muito muco, e as escamas devem estar firmes no corpo.

Um teste fácil, e que nunca falha, é apertar o peixe com os dedos. Se a pele demorar a voltar para o lugar, isso significa que a carne não está ideal para consumo, já perdeu muito de sua qualidade“, ensinou o coordenador de Comercialização da Seap.

Ele informou que a Seap e a Abras preparam também uma cartilha para os comerciantes de pescado. “A intenção é capacitar os peixeiros.” De acordo com a Assessoria de Comunicação da Abras, a cartilha para comerciantes começará a ser distribuída no dia 25 de setembro. A publicação terá dicas para ajudar o comerciante desde a escolha de fornecedores de pescado até o armazenamento ideal.

Brasília – Agência Brasil

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