Brasil e Uruguai firmaram nesta sexta-feira (30/07) um acordo para desenvolvimento da pesca e aquicultura nos dois países. A troca de informações na área da pesca e aquicultura vai abranger várias atividades de conhecimento de ambos os países. O Uruguai, por exemplo, tem o domínio do ciclo evolutivo para criação em cativeiro do esturjão, cuja ova produz o melhor caviar do mundo. Além disso, os uruguaios também têm o domínio da pesca de arrasto de meia água, que possibilita a captura da anchoita e uma grande experiência na captura de atuns.
O Brasil, por sua vez, domina a produção em cativeiro da tilápia, pintado, pacú e tambaqui que são muito apreciados no Uruguai e na Argentina. Ainda este mês, uma missão técnica do Uruguai estará em visita oficial por Mato Grosso do Sul para conhecer de perto a experiência brasileira na criação de espécies das bacias dos Rios Paraná e Paraguai.
A cooperação técnica fez parte da agenda do encontro de fronteira do presidente Lula com o presidente Uruguai, José Mujica, em Santana do Livramento (RS). O memorando de entendimento foi assinado pelos ministros da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Ernesto Agazzi.
MPA